04 julho 2011

O Respeito


Respeito...

É não te querer mudar ou transformar, é não te impedir de ser quem és,
E aceitar-te, mesmo quando isso me faz confusão e incomoda,

É não querer que abdiques de coisas que são importantes para ti e te definem,
É ter o cuidado de não te dizer ou fazer algo que te magoa e te diminua,
É não te pôr em causa perante nada, nem ninguém,

É motivar-te sempre para alcançares o que procuras,
É aceitar que tens momentos que são só teus,
É saber ouvir os teus “nãos” e confiar nos teus silêncios,

É compreender que há coisas que vais ter de viver, e que eu sei que provavelmente te irão fazer sofrer, mas que tu precisas de as viver sabendo que eu lá estarei para te amparar na dor e na aprendizagem desses momentos,

É cuidar do que me dás com o mesmo carinho que cuido daquilo que mais prezo,
É valorizar e aprender a ler o teu modo de demonstrares que gostas de mim,

É não usar as fragilidades e confidências que partilhas comigo contra ti,
É fazer tudo o que estiver ao meu alcance para não te magoar, mas que se isso acontecer eu possa ter a humildade e a preocupação de o reconhecer, e de tentar com que não volte a acontecer, porque não tenhas dúvidas, iremos magoar-nos, faz parte da vida, de qualquer relação humana,

É ser honesta no que sinto por ti, mesmo que isso implique ter de te magoar se os meus sentimentos por ti mudarem ao longo do tempo,
É confiar que me queres bem e que qualquer mal-entendido entre nós pode ser sempre resolvido, pois não é tua nem minha intenção magoar,

É ter-te sempre em conta nas minhas decisões, torná-las nossas,
É saber viver os teus momentos de alegria e as tuas vitórias pessoais, pois também serão as minhas,

É não me inibir de te dizer o que me incomoda, o que não gosto ou o que me preocupa,
É lembrar-te sempre o quão especial e único és,
É não querer tomar o teu lugar resolvendo os teus problemas e dilemas por ti, mas estar sempre disponível para te ouvir, para os pensar contigo, ou simplesmente para te abraçar e apoiar,
É continuar a gostar de ti mesmo que sinta que não o mereces, pois provavelmente é quando mais precisas que eu o faça,
É apoiar-te incondicionalmente nas tuas decisões, mesmo que não as compreenda ou aceite, mas sem nunca deixar de to dizer,

É fazer de tudo para que nunca descarregue em ti a frustração ou a zanga dos meus problemas profissionais ou pessoais, pois não és o inimigo e muito menos um caixote do lixo, és quem menos merece levar com tudo isso,
É não te culpar ou acusar das más escolhas que possa fazer na minha vida, se as fiz foi por mim, foi porque quis, a responsabilidade será sempre toda minha,

É não te impor a minhas vontades, desejos ou caprichos sem te ter em consideração,
É não te julgar ou condenar, os erros fazem parte do nosso crescimento, também eu erro, provavelmente todos os dias,
É ter medo de te confrontar com o que não queres ver, mas mesmo assim fazê-lo porque acredito que isso é cuidar e amar,

É compreender que por vezes a tua falta de disponibilidade para mim nada tem a haver comigo, e que esses momentos fazem parte da realidade das nossas vidas de adultos,
É não destruir os sonhos que te movem, e que se o tiver de fazer para te puxar os pés à terra, o farei com cuidado e carinho, pois sei que dói abdicar deles,

É dar-te o tempo e o espaço que precisas,
É nunca te prometer o que não sei se te poderei dar,
É fazer-te sentir todos os dias que podes sempre ser uma pessoa melhor,
É aceitar que somos 2 pessoas diferentes, com desejos e necessidades muitas vezes opostos, mas que se devem respeitar, sempre!

Porque sem isto não é possível amar e ser amado,
Porque sem isso não é possível construir os doces laços do amor e da amizade...

Sem comentários:

Enviar um comentário